A partir de 18 de junho de 2015 o Ministério do Interior Italiano passará a adotar um novo procedimento para recebimento dos pedidos de cidadania italiana por casamento. Os pedidos serão feitos diretamente pelo interessado na própria página do Ministério do Interior Italiano, seção Cidadania, após cadastramento para criação de um login (e-mail) e uma senha (vide roteiro mais abaixo). Ao acessar o sistema, o requerente irá preencher uma espécie de formulário virtual com diversas informações. Ao final, deverá efetuar o upload da documentação necessária (ver lista abaixo) e receberá um número de protocolo com o qual poderá acompanhar o progresso da sua solicitação pelo próprio site. Após esse procedimento, o interessado será convocado pelo Consulado italiano para apresentação da documentação original, com todas as formalidades (reconhecimento de firma dos subscritores e carimbo do MRE).

Os documentos a serem anexados ao pedido são apenas 4:

1) Documento de identidade do requerente;

2) Certidão de Antecedentes Criminais do requerente, cônjuge do cidadão italiano (obter aqui), DEVIDAMENTE TRADUZIDA POR TRADUTOR JURAMENTADO e legalizada pelo consulado italiano de competência.

3) Certidão de Nascimento do requerente, cônjuge do cidadão italiano, DEVIDAMENTE TRADUZIDA POR TRADUTOR JURAMENTADO e legalizada pelo consulado italiano de competência.

4) Recibo de pagamento da taxa de 200,00 euros, a ser feito em nome do/a requerente, em qualquer casa de câmbio, com os dados abaixo (Atenção: o nome do(a) requerente deve ser o mesmo que consta na certidão de nascimento. No caso de mulheres que tenham alterado o nome por ocasião do casamento, identificar o depósito com o NOME DE SOLTEIRA):

CÓDIGO BIC/SWIFT: BPPIITRRXXX

BANCO: POSTE ITALIANE

CONTA/IBAN: IT54D0760103200000000809020

TITULAR: MINISTERO DELL’INTERNO – DIPARTIMENTO PER LE LIBERTÀ CIVILI E L’IMMIGRAZIONE – CITTADINANZA – Piazza del Viminale 1 – 00184 ROMA (RM)

 

Clique aqui para dar entrada no processo de cidadania por casamento

 

Em breve será publicado aqui um tutorial sobre como proceder ao pedido de cidadania por casamento!

 

ROTEIRO PARA CADASTRAMENTO NO SISTEMA DO MINISTÉRIO DO INTERIOR ITALIANO, NECESSÁRIO PARA PODER FAZER O PEDIDO ON-LINE DE CIDADANIA POR CASAMENTO

 

ROTEIRO PARA PREENCHIMENTO DO PEDIDO ON-LINE DE CIDADANIA POR CASAMENTO

 

 

Categories: Notícias

11 Comments

Carlota · 29 de dezembro de 2015 at 5:42

Ola Sergio,

Fiz a solicitacao de cidadania por casamento no site acima, conforme instrucoes mas isso foi ha dois meses ja e nao recebi nenhuma convocacao do consulado para apresentarmos os documentos pessoalmente. Sabe se essa demora e normal? Eles nao informam em nenhum local quanto tempo leva esse procedimento, fico preocupada se o procedimento foi realizado corretamente.

Obrigada.

    sergiotradutor · 30 de dezembro de 2015 at 15:51

    Olá Carlota, normalmente não demora tanto para apresentar a documentação no consulado de competência. Qual é o seu consulado italiano de referência?

Eveline Molin Gheller · 15 de janeiro de 2016 at 10:19

Bom dia Sérgio,
Já completamos três anos de casados porém nossa certidão de casamento não foi enviada ao comune na Itália. Devemos enviar antes de entrar com o pedido?
Att,
Eveline

    sergiotradutor · 18 de janeiro de 2016 at 21:06

    Olá Eveline, o primeiro passo é providenciar a transcrição do seu casamento na Itália, entregando a sua certidão de casamento traduzida por tradutor juramentado no consulado italiano, o qual irá enviar ao comune italiano para transcrição. Depois é providenciado o restante da documentação.

Francesco Pilumeli · 17 de janeiro de 2016 at 9:35

Ola Sergio,

bom dia e bom domingo.
Minha mulher quer apresentar os documentos para cidadania italiana apos do casamento que foi registrado aqui na italia em 2013 .
Ela vai passar 1 mes e meio em Natal (RN) juntos con nossos 2 filhos para fazer conhecer os meninos a familia dela no Brasil, e nesse tempo ela queria aproveitar para fazer todas as documentacoes que precisa pra obter a cidadania italiana.
Agora eu estou vendo que os documentos obrigatorio deve ser traduzido no idioma italiano.
Queria saber mais informacoes sobre esse assunto.
Qual o lugar mais proximo a Natal (RN) pra fazer essas traducoes e legalizacaoes dos documentos ?
Precisa tambem da identidade brasileira traduzida? minha esposa ja tem a identidade italiana e queria saber se precisa que ela apresente tambem, para obter a cidadania italiana, a identidade brasileira traduzida.

Muito obrigado.

    sergiotradutor · 18 de janeiro de 2016 at 23:50

    Olá Francesco o lugar mais próximo é Recife, onde há um consulado italiano que poderá legalizar essa documentação, o que é necessário para dar entrada no pedido de cidadania por casamento. A carteira de identidade não precisa ser traduzida, somente a certidão de nascimento e antecedentes criminais.

      Francesco Pilumeli · 22 de janeiro de 2016 at 11:17

      Obrigado,
      entao o consulado italiano em Recife fais a legalizacao, mais a traducao quem pode fazer?
      E outra coisa, è obrigatorio chegar atè o consulado italiano em Recife pra fazer a legalizacao? Porque de Natal atè Recife è um pouco distante.

Francesco Pilumeli · 22 de janeiro de 2016 at 11:23

O link pra fazer o Certidão de Antecedentes Criminais do requerente, cônjuge do cidadão italiano nao ta funcionando, como posso fazer?

    sergiotradutor · 22 de janeiro de 2016 at 18:06

    Oi Francesco, eu só consigo tirar o Antecedentes Criminais utilizando o navegador Mozilla Firefox. Tente novamente com esse navegador. Se não conseguir, compareça diretamente ao posto da Polícia Federal da sua região.

Francesco Pilumeli · 24 de janeiro de 2016 at 12:19

Obrigado,
entao o consulado italiano em Recife fais a legalizacao, mais a traducao quem pode fazer?
E outra coisa, è obrigatorio chegar atè o consulado italiano em Recife pra fazer a legalizacao? Porque de Natal atè Recife è um pouco distante.

E’ la mesmo no consulado de Recife que fais a traducao e legalizacao ?
Obrigado

Ana · 27 de janeiro de 2016 at 15:32

Ola Sergio td bem?
No site do consulado diz que precisa
da transcrição do ato de matrimônio requerendo
diretamente na Italia junto a comuni.
Já tenho todos os dados da transcrição e tbm da Comuni.

Como posso conseguir este documento?
Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.