Cidadania por Sangue

A principal forma de reconhecimento da cidadania italiana é através do vínculo de sangue que o requerente maior de idade de qualquer nacionalidade tem em relação a um antepassado nascido na Itália que emigrou para o Brasil anos atrás. Esse é o caso de muitos brasileiros, graças à intensa imigração italiana ocorrida no Brasil nos últimos séculos por diversas razões.

A cidadania italiana por vínculo de sangue é reconhecida por duas maneiras:

Cidadania Italiana por descendência no Brasil: O interessado deve se inscrever na lista de espera do Consulado competente territorialmente e aguardar ser chamado para a apresentação da documentação. Após a entrega da documentação, é necessário aguardar mais um tempo para que as certidões brasileiras sejam transcritas na Itália. Esse processo é bastante demorado (podendo chegar a 10 anos), pois a fila de espera nos Consulados italianos no Brasil é extensa devido à alta demanda e a insuficiência de recursos humanos para tratar de todos os casos.

Clique aqui para saber como fazer passo-a-passo a inscrição na lista de espera do Consulado.

Cidadania Italiana por descendência na Itália: O interessado deve preparar a documentação e legalizá-la (torná-la válida) junto ao Consulado Italiano competente territorialmente (não existe fila para esse serviço), para então viajar para a Itália e fazer o procedimento de reconhecimento da cidadania em um município italiano (comune). Esse procedimento, embora um pouco mais burocrático, é bem mais rápido em relação à cidadania feita em um consulado italiano no Brasil. Existem agentes na Itália que auxiliam o requerente nesse processo, que é mais complexo e envolve uma série de etapas prévias.

Clique aqui para saber como fazer passo-a-passo a cidadania italiana na Itália.

2 Comentários

  1. No se italiano, pero quisiera saber mi visa abuelo era italiano tengo su apellido y quisiera saber como puedo conseguir visa o ciudadanía italiana

    • sergiotradutor disse:

      Buenos dias Michel, podrás entrar em contacto con el consulado italiano de tu país para obtener informaciones sobre cómo obtener la ciudadanía italiana.

Deixe um comentário

Hollo Interact - Marketing Digital