25 de agosto de 2014

Retomada fila da cidadania em BH

O consulado italiano de Belo Horizonte está chamando os inscritos na fila de 01/01/2005 até 31/12/2005. 

Os requerentes inscritos na fila de espera para o reconhecimento da cidadania por direito de sangue (iure sanguinis) poderão se dirigir ao Consulado Italiano de Belo Horizonte para apresentar a documentação necessária ao reconhecimento da cidadania italiana.

 

Os cadastrados nesse período deverão comparecer mediante agendamento feito no próprio site do Consulado em até 6 meses a partir de 20 de agosto de 2014.

 

Clique aqui para acessar a lista de espera da cidadania italiana junto ao Consulado Italiano de Belo Horizonte.

 

Para saber informações sobre como apresentar a documentação clique aqui.

Veja mais notícias

14 Comentários

  1. Leonardo disse:

    Prezado Sérgio.

    Quais documentos tenho de atualizar?
    Quais tem um prazo de validade curto?

    Todos tem de serem traduzidos para o italiano?

    Qual é o custo destas traduções?

    Obrigado pela atenção!

    Att.
    Leonardo

    • sergiotradutor disse:

      Oi Leonardo, vc tem que providenciar certidão de nascimento, casamento e óbito de todos os envolvidos, desde o antepassado italiano até o requerente, na modalidade INTEIRO TEOR. Obtidas as certidões, elas devem ser traduzidas por tradutor juramentado (eu). O valor varia de acordo com a quantidade de caracteres da tradução, ou seja, de acordo com o tamanho da certidão (vide tabela na aba preços).

  2. Sarina disse:

    Olá.
    Gostaria de tirar um dúvida. Entrei com pedido de cidadania italiana no consulado de BH, pois na época em residia em Uberlândia. Agora, 11 anos depois, o consulado me chamou para entregar meus documentos, porém resido há mais de 3 anos em Campinas-SP. Como funciona neste caso em relação ao comprovante de residência? E minha irmã que mora há 10 anos na Austrália? Grata.

  3. Sérgio,

    Boa Tarde,
    O meu pedido de cidadania entrou em novembro de 2005. Gostaria de saber se tem alguma noticia de como vão ficar as pessoas que não entraram com os documentos nesse prazo dado pelo consulado, e, que estão ou estavam na fila há mais de 10 anos.
    Obrigada.

    • sergiotradutor disse:

      Olá Maristela, aqueles que estavam com a documentação pronta e não conseguiram se agendar têm que entrar em contato diretamente com o consulado italiano de BH para solucionar a situação. Agora estão sendo agendados os cadastrados na fila de 2006.

  4. Frederico disse:

    Bom dia Sergio, estou reunindo a documentação para minha esposa, e estamos com duvidas com o sobrenome dela e seu antenato, o sobrenome dela e Felipetto e de seu antenato é Felippeto isto atrapalha algo no processo ou podemos dizer que uma variação de nomes?
    Obrigado!

    • sergiotradutor disse:

      Oi Frederico, há um entendimento já consagrado de que houve corruptela de nomes italianos quando os imigrantes chegaram ao Brasil nas certidões de registro civil. Os cartórios muitas vezes ‘aportuguesavam’ os nomes ou escreviam como se pronunciavam na língua portuguesa. Isso gerou uma série de alterações inconvenientes para o processo de cidadania mas que não inviabilizam. Tudo irá depender de QUEM IRÁ RECEBER A SUA DOCUMENTAÇÃO. Sugiro apresentar antes para ser apreciada e ver se irão aceitar. Se não aceitarem, vc pode retificar as certidões de duas formas: através da retificação administrativa feita em cartório (Lei 12.100/09) ou pela via judicial.

  5. Cirilo disse:

    Ola Sergio!
    Fiz meu pedido de cidadania em 2001, no ano de 2010 o consulado italiano me chamou para entrevista fui ate lá e deveria voltar para apresentar um restante de documentos corrigidos mas infelizmente na voltei na epoca fui mal acessorado, gostaria de saber como dar sequencia a minha cidadania? meus pais e irmãos tem cidadania temos todos os processos guardados desde a saída de nossos avós da italia.

    Grato!

    Aguardo seu retorno via email!

    • sergiotradutor disse:

      Olá Cirilo, o seu caso é bem peculiar, sugiro que vc entre em contato diretamente com o consulado através do email do setor de cidadania ou pessoalmente para tratar do seu caso.

  6. PREZADO SERGIO
    QUANDO SEREI CHAMADA? TENHO 66 ANOS JÁ ENTREI COM O PEDIDO EM JANEIRO DE 2013. TENHO ALGUMA CHANCE DE OBTER JUNTAMENTE COM MEUS DOIS FILHOS A CIDADANIA ITALIANA?
    AGUARDO RETORNO.
    ATENCIOSAMENTE
    MARIA CARMEN

    • sergiotradutor disse:

      Olá Maria Schettino, atualmente o consulado italiano de BH está chamando quem se cadastrou na fila da cidadania em 2006. São atualmente 10 anos de espera. É possível que no ritmo atual de chamadas o tempo de espera diminua, mas nada pode garantir isso. Uma alternativa para vc é obter a sua cidadania diretamente na Itália, sem filas. Para tanto, basta pegar a mesma documentação, traduzir com tradutor juramentado e legalizar no consulado. Já para os seus filhos, se eles estão cadastrados na fila, certamente serão chamados futuramente. Mas se não estiverem cadastrados, a alternativa é ir fazer o processo na Itália.

  7. Boa noite Sérgio preciso tirar dúvidas: os certificados tem que ser legalizados no Ministério das Relações Exteriores em Brasília e tudo pronto terão que ser entregues pessoalmente no Consulado ou por via postal? Moro em outro Estado de Minas. E quanto as traduções, como faço? Os meus são Processo de Divórcio e Certidão Matrimônio Inteiro Teor.

    • sergiotradutor disse:

      Olá Angela, o atendimento é pessoal, então o envio não pode ocorrer pelo correio. Sobre o Ministério das Relações Exteriores, pode ser por Brasilia ou na filial de Minas Gerais (Ereminas), que fica em Belo Horizonte.

Deixe um comentário

Hollo Interact - Marketing Digital