Trabalhar na Itália

Pagina in costruzione.

10 Comentários

  1. Boa Noite! POr gentileza, alguém pode me ajudar: Tenho cidadania Italiana, sou dentista aqui no Brasil e gostaria de trabalhar como tal, na Itália, quais os caminhos percorrer pra validar meus diplomas brasleiro? joao batista

    • sergiotradutor disse:

      Olá João Batista! Para trabalhar legalmente como dentista na Itália, você terá que fazer o procedimento de validação (convalida/riconoscimento) da sua documentação acadêmica brasileira. Para tanto, é necessário primeiramente escolher uma universidade italiana que tenha uma grade curricular mais próxima da grade curricular cursada no Brasil para evitar ter que cursar muitas matérias na Itália para “completar” a formação. Depois de escolhida a universidade italiana, é necessário obter o Diploma Acadêmico (assinado pelo Reitor ou Diretor, cuja firma deve ser reconhecida em cartório de notas), o Histórico Acadêmico contendo a lista das disciplinas cursadas e as notas/carga horária/créditos de cada uma delas (assinado pelo Secretário Acadêmico, cuja firma deve ser reconhecida em cartório de notas), e finalmente as Ementas das Disciplinas, ou seja, a descrição detalhada de todas as disciplinas cursadas, cujas folhas devem estar carimbadas e assinadas pelo Secretário Acadêmico, cuja firma deve ser reconhecida em cartório de notas. Toda essa documentação deverá ser traduzida por tradutor juramentado e levada ao Consulado para a emissão da chamada Declaração de Valor (Dichiarazione di Valore in Loco), que é uma certificação dada pelo consulado italiano para explicar a correspondência do título de estudo brasileiro no âmbito do sistema de ensino italiano. Caso o diploma ainda não tenha sido emitido, é possível substitui-lo pela Declaração de Conclusão de Curso.

  2. Polyana disse:

    Olá,
    Sou estudante de direito e estou quase me formando. Meu namorado tem cidadania italiana, pretendemos futuramente morar na Itália, que é a nossa paixão.
    Ele engenheiro mecânico eu como advogada ou até mesmo concurso.
    Esta é a dúvida, como faria para exercer a profissão de advogada e até mesmo poder fazer concurso.
    É possível?! E para ele, é necessário fazer a convalidação do curso de engenharia.
    Aguardo resposta!
    Gracias!

    • sergiotradutor disse:

      Olá Polly, para poder advogar na Itália e fazer concurso é necessário ‘convalidar’ o seu diploma brasileiro para obter um diploma italiano. Para tanto, é necessário buscar uma universidade italiana com curso análogo e grade curricular mais análoga possível. Depois, é necessário traduzir e legalizar no consulado o diploma, histórico as ementas de todas as disciplinas cursadas. Abre-se um processo administrativo junto à universidade italiana para o reconhecimento do título brasileiro. Se a faculdade entender necessário, devem ser cursadas as disciplinas que eventualmente não coincidam com a grade curricular brasileira. Obviamente, para a validação de um curso brasileiro de Direito, haverá disciplinas a serem cursadas na Itália, uma vez que o ordenamento jurídico italiano é diferente do brasileiro, como você sabe. Mas isso é a Universidade italiana que irá decidir com base nos estudos que você fez no Brasil, comparados com a grade curricular da própria universidade italiana. Ao fim do processo, você obtém o título da Universidade Italiana que, portanto, é válido em todo o território italiano. O mesmo vale para o diploma de Engenharia do seu namorado.

  3. Boa noite, sou terapeuta ocupacional e estou mudando para italia em novembro e quero muito dar continuidade profissional, irei morar no veneto, não sei se naquela região há alguma universidade com curso de terapia ocupacional ou que faça analogia com o meu, só queria saber se é muito complicado obter a validação! Ahh irei precisar dos seus serviços de tradução também para outros documentos, entrarei em contato assim que estiver com os mesmos em mãos. Grazie

    • sergiotradutor disse:

      Olá Natércia, vc deverá pesquisar uma faculdade que tenha um curso o mais parecido possível com o que vc cursou no Brasil para solicitar a EQUIPOLLENZA e não ter que frequentar muitas disciplinas para obter um diploma italiano. Para fazer a EQUIPOLLENZA, é necessário obter o diploma do ensino fundamental/médio, o diploma e histórico acadêmico da universidade brasileira e as ementas das disciplinas cursadas, todos traduzidos e legalizados pelo consulado italiano de competência por território.

  4. Andre´ disse:

    sou brasileiro e estou me mudando p Itália, onde pretendo me escrever no curso de graduação em Engenharia civil e ambiental. Aqui no Brasil eu já acabei de cursar o primeiro ano do mesmo curso. queria saber como faço p validar as matérias que eu já fiz, sem repetir novamente elas ali na italia.

    Obrigado.

    • sergiotradutor disse:

      Oi André, será necessário entrar em contato com a universidade italiana que vc escolheu para ver se eles aprovam ou não as disciplinas já cursadas. Se forem aprovadas, será necessário obter o diploma de ensino fundamental/médio, o histórico acadêmico com as matérias cursadas da universidade, tudo traduzido e legalizado pelo consulado italiano de competência por território.

  5. João Batista, bom dia!

    Sou Brasileiro e graduado em Engenharia de Produção, minha irmã tem cidadania italiana, para conseguir um emprego de Engenheiro, tenho que fazer uma prova pala validar o meu diploma ou fazer outra universidade. Aqui no Brasil, nós temos instituições: Federal ( gratuita ) , Estadual e Particular, na Itália tem o mesmo procedimento.

    Fico no aguardo,

    • sergiotradutor disse:

      Oi João Batista, a profissão de engenheiro é uma profissão regulamentada na Itália, assim como no Brasil. Para exercê-la é necessário ter um diploma emitido por uma universidade italiana ou europeia conveniada e ter o registro em Ordem. Para ter um diploma italiano de engenharia, vc deverá fazer a chamada EQUIPOLLENZA do seu diploma, ou seja, procurar uma universidade italiana com um currículo análogo ao que vc cursou no Brasil e solicitar a equipollenza. Para isso você deverá apresentar o seu diploma, histórico e ementas das disciplinas cursadas no Brasil, traduzidas e legalizadas no Consulado Italiano de competência. A universidade irá avaliar a sua documentação e, eventualmente, vc poderá ter que cursar uma ou mais disciplinas que a faculdade italiana julgar necessárias para completar o seu plano de estudos e para que lhe seja emitido um diploma di laurea (graduação).

Deixe um comentário

Hollo Interact - Marketing Digital