Consulado Italiano

O Consulado Italiano é um órgão do governo italiano vinculado ao Ministério do Exterior daquele país que presta serviços à população em geral.

No Brasil existem 7 representações consulares da Itália, que estão localizadas nas seguintes cidades: Brasília (embaixada), Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Cada um desses consulados tem jurisdição sobre uma parte do território brasileiro, que pode envolver mais de um estado da federação.

Consulado Italiano de Belo Horizonte (jurisdição: estado de Minas Gerais)

Consulado Italiano de Curitiba (jurisdição: estados de Paraná e Santa Catarina)

Consulado Italiano de Recife (jurisdição: estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe)

Consulado Italiano do Rio de Janeiro (jurisdição: estados de Rio de Janeiro e Espírito Santo)

Consulado Italiano de São Paulo (jurisdição: estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre)

Embaixada de Brasília (jurisdição: Distrito Federal e estados de Goiás, Tocantins, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará)

 

Clique aqui para ver o novo mapa das circunscrições consulares no Brasil

 

Horário de abertura: O horário de abertura dos consulados varia de consulado para consulado. O Consulado Italiano de Belo Horizonte, por exemplo, está aberto ao público às segundas, quartas e sextas-feiras, das 09:00 às 13:00 horas.

 

Calendário: O calendário do Consulado segue algumas festividades italianas e brasileiras e é disponibilizado na página de cada representação na Internet.

 

10 Comentários

  1. O cidadão Italiano que está no Brasil que é portador de deficiência é surdo , e mudo , o próprio tem nessecidade de traduzir os documentos de Italiano para português , tem direito a gratuidade ? Gostária de saber mais informações e como e onde ir . Sem mais Margareth Maria

    • sergiotradutor disse:

      Olá Margareth! Infelizmente não está prevista qualquer gratuidade para portadores de deficiência na legislação que rege os tradutores públicos juramentados e intérpretes comerciais.

  2. Prezado Sérgio,

    Você conhece alguém que faz tradução juramentada italiano-português em Pernambuco?

    Att. Emanuel Sena

    • sergiotradutor disse:

      Olá Emanuel, para obter a lista dos tradutores juramentados do estado de Pernambuco, é necessário entrar no site da Junta Comercial de Recife. Lá haverá a lista dos tradutores juramentados de todas as línguas para as quais foi feito o concurso de tradutor juramentado no Estado de Pernambuco. As juntas comerciais são os órgãos responsáveis em nível estadual por fazer o concurso e disponibilizar a lista dos tradutores juramentados.

  3. Boa tarde, Sérgio!

    Caro: algum tempo atrás, à serviço de uma cliente, fui a B.H. legalizar documentos da mesma junto ao Consulado italiano, residindo esta no Estado de Goiás. Agora, pelo que vi em sua página, a jurisdição mudou. No caso, tenho uma cliente que necessita legalizar documentos e mora em Mato Grosso. Por favor, me confirme se terei que ir a São Paulo, mesmo, pois estou em dúvida e quais os valores que você cobra para tradução de documentos.

    Att.,

    Antônio Paulo Figueiredo Reis
    Advogado OAB-MT 5.831 / OAB-GO 22.362-A
    R. Angelina Martins da Silva, nº 645-B – Setor Araguaia – CEP 76240-000 – Aragarças-GO.
    Tel. (64) 3638-3277 / (66) 9204-4948 / (66) 9667-8713 – E-mail: apf_reis@hotmail.com

    • sergiotradutor disse:

      Boa tarde Dr. Antonio! De fato houve mudanças nas jurisdições consulares italianas no Brasil, mas o estado de Mato Grosso continua pertencendo à jurisdição do consulado de São Paulo. Nesse caso, será necessário buscar um tradutor juramentado do estado de São Paulo, no site da Junta Comercial de lá, a JUCESP.

  4. Odilene disse:

    Boa tarde, Sergio

    Estou procurando um tradutor juramento em recife. Nasci em MG mas fui registrada na Bahia entao o consulado de BH nao aceita fazer o processo, por isso preciso de alguem de recife:

    Aguardo retorno se possivel no meu email meu processo è cidadania por casamento

  5. Gorete disse:

    O tataravô dos meus filhos veio da Itália, tenho o salvo conduto e óbito, certidão de casamento e óbito do bisavô, certidão de casamento e óbito do avô, minha certidão de casamento e certidão de nascimento do filho, preciso de algo mais para dar entrada no pedido?

    • sergiotradutor disse:

      Olá Gorete, a documentação para reconhecimento da cidadania por descendência é a seguinte: certidão de nascimento, casamento e óbito de todos os envolvidos, desde o antepassado italiano até o requerente. Além disso é necessária também a chamada Certidão Negativa de Naturalização (CNN).

Deixe um comentário

Hollo Interact - Marketing Digital