Consulado Italiano

O Consulado Italiano é um órgão do governo italiano vinculado ao Ministério do Exterior daquele país que presta serviços à população em geral.

No Brasil existem 7 representações consulares da Itália, que estão localizadas nas seguintes cidades: Brasília (embaixada), Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Cada um desses consulados tem jurisdição sobre uma parte do território brasileiro, que pode envolver mais de um estado da federação.

Consulado Italiano de Belo Horizonte (jurisdição: estado de Minas Gerais)

Consulado Italiano de Curitiba (jurisdição: estados de Paraná e Santa Catarina)

Consulado Italiano de Recife (jurisdição: estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe)

Consulado Italiano do Rio de Janeiro (jurisdição: estados de Rio de Janeiro e Espírito Santo)

Consulado Italiano de São Paulo (jurisdição: estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre)

Embaixada de Brasília (jurisdição: Distrito Federal e estados de Goiás, Tocantins, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará)

 

Clique aqui para ver o novo mapa das circunscrições consulares no Brasil

 

Horário de abertura: O horário de abertura dos consulados varia de consulado para consulado. O Consulado Italiano de Belo Horizonte, por exemplo, está aberto ao público às segundas, quartas e sextas-feiras, das 09:00 às 13:00 horas.

 

Calendário: O calendário do Consulado segue algumas festividades italianas e brasileiras e é disponibilizado na página de cada representação na Internet.

 

14 Comentários

  1. O cidadão Italiano que está no Brasil que é portador de deficiência é surdo , e mudo , o próprio tem nessecidade de traduzir os documentos de Italiano para português , tem direito a gratuidade ? Gostária de saber mais informações e como e onde ir . Sem mais Margareth Maria

    • sergiotradutor disse:

      Olá Margareth! Infelizmente não está prevista qualquer gratuidade para portadores de deficiência na legislação que rege os tradutores públicos juramentados e intérpretes comerciais.

  2. Prezado Sérgio,

    Você conhece alguém que faz tradução juramentada italiano-português em Pernambuco?

    Att. Emanuel Sena

    • sergiotradutor disse:

      Olá Emanuel, para obter a lista dos tradutores juramentados do estado de Pernambuco, é necessário entrar no site da Junta Comercial de Recife. Lá haverá a lista dos tradutores juramentados de todas as línguas para as quais foi feito o concurso de tradutor juramentado no Estado de Pernambuco. As juntas comerciais são os órgãos responsáveis em nível estadual por fazer o concurso e disponibilizar a lista dos tradutores juramentados.

  3. Boa tarde, Sérgio!

    Caro: algum tempo atrás, à serviço de uma cliente, fui a B.H. legalizar documentos da mesma junto ao Consulado italiano, residindo esta no Estado de Goiás. Agora, pelo que vi em sua página, a jurisdição mudou. No caso, tenho uma cliente que necessita legalizar documentos e mora em Mato Grosso. Por favor, me confirme se terei que ir a São Paulo, mesmo, pois estou em dúvida e quais os valores que você cobra para tradução de documentos.

    Att.,

    Antônio Paulo Figueiredo Reis
    Advogado OAB-MT 5.831 / OAB-GO 22.362-A
    R. Angelina Martins da Silva, nº 645-B – Setor Araguaia – CEP 76240-000 – Aragarças-GO.
    Tel. (64) 3638-3277 / (66) 9204-4948 / (66) 9667-8713 – E-mail: apf_reis@hotmail.com

    • sergiotradutor disse:

      Boa tarde Dr. Antonio! De fato houve mudanças nas jurisdições consulares italianas no Brasil, mas o estado de Mato Grosso continua pertencendo à jurisdição do consulado de São Paulo. Nesse caso, será necessário buscar um tradutor juramentado do estado de São Paulo, no site da Junta Comercial de lá, a JUCESP.

  4. Odilene disse:

    Boa tarde, Sergio

    Estou procurando um tradutor juramento em recife. Nasci em MG mas fui registrada na Bahia entao o consulado de BH nao aceita fazer o processo, por isso preciso de alguem de recife:

    Aguardo retorno se possivel no meu email meu processo è cidadania por casamento

  5. Gorete disse:

    O tataravô dos meus filhos veio da Itália, tenho o salvo conduto e óbito, certidão de casamento e óbito do bisavô, certidão de casamento e óbito do avô, minha certidão de casamento e certidão de nascimento do filho, preciso de algo mais para dar entrada no pedido?

    • sergiotradutor disse:

      Olá Gorete, a documentação para reconhecimento da cidadania por descendência é a seguinte: certidão de nascimento, casamento e óbito de todos os envolvidos, desde o antepassado italiano até o requerente. Além disso é necessária também a chamada Certidão Negativa de Naturalização (CNN).

  6. David disse:

    Olá. Preciso de traduzir meus documentos para far entrada no processo de cidadania. Sou de BH e como conseguir alguma indicação para isso?

    • sergiotradutor disse:

      Olá David, vc pode entrar em contato comigo através dos canais de contato que vc encontra neste site na aba ‘Contato’ para que eu possa tomar conhecimento da sua documentação e lhe passar um orçamento. Aguardo seu contato!

  7. cinthya melo disse:

    Oi Sérgio, eu moro na italia e gostaria legalizar o meu certificado ensino médio (2 graus completo). Eu tenho eles aqui comigo mas nao sei se posso traduzir na Itália. Quais os procedimentos eu preciso fazer para convalidar neu ensino medio na Italia?

    • sergiotradutor disse:

      Olá, Cinthya! Para legalizar um certificado escolar é necessário solicitar a sua tradução a um tradutor juramentado e levar ao consulado de competência (da emissão do documento) para ser legalizado. Não pode traduzir na Itália. Depois de legalizado, tem que ser apresentado junto à instituição escolar em que se deseja estudar. Lembrando que o sistema escolar é diferente do brasileiro. Se vc quer acessar a universidade, por exemplo, tem que comprovar um ano a mais de estudo do que é feito no ensino fundamental e médio no Brasil. A escola secundária brasileira dura 11 anos. Na Itália dura 13, mas as universidades aceitam até 12 anos. Então fica faltando um ano, que pode ser suprido com 1 ano de universidade feita no Brasil, por exemplo, desde que aprovada em todas as disciplinas. Para tanto, é necessário legalizar, além do histórico do ensino fundamental e médio, o histórico acadêmico da universidade frequentada.

Deixe um comentário

Hollo Interact - Marketing Digital